Curiosidades do Kart

Já parou para pensar como foi inventado o kart? Com certeza por algum maluco! Na verdade, essa brincadeira começou nos anos 50, logo após a II guerra mundial, por pilotos de avião em seus tempos de folga. Art Angels é conhecido como o pai do kart, e fez em 1956 o primeiro kart, utilizando um motor de cortador de grama. logo em 1957 foi realizada a primeira corrida de kart, na Califórnia.

Aqui no Brasil, ele chegou no inicio dos anos 60. Os primeiros testes se deram em ruas no entorno do Parque Ibirapuera. e naquela época foi feita uma competição, vencida por Wilson Fitipaldi Jr. Dentre os concorrentes, nada menos que José Carlos Pace!

CuriosidadeBlog

Nessa época surgiu a marca Kart Mini, que também teve direção e desenvolvimento de Emerson Fitipaldi, que ao seguir carreira, abandonou a construção de karts.

Muitas foram as marcas de kart que disputaram corridas por aqui: Silpo, Cox, ZF. Atualmente, as primeiras do mercado são a própria Kart Mini, Techspeed, Birel, Thunder e Mega. Esse ano devem entrar marcas internacionais fortes, como a CRG e a Tony Kart. Muita disputa na pista.

O kart sempre foi escola de grandes pilotos. Todos os principais pilotos, ídolos do esporte como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Fernando Alonso, Vettel, Hamilton, tiveram sua passagem pelo kart. Aqui o piloto aprende desde as técnicas básicas de pilotagem como: traçado, aceleração e frenagem bem como largadas, ultrapassagens, acerto de equipamento, convívio com pressão. Outros aspectos importantes são a melhora no reflexo e no preparo físico que o esporte proporciona. assim, com 15 anos os pilotos estarão com a base para seguir carreira.

Ayrton Senna certa vez elegeu seu principal concorrente em sua carreira. era um inglês, sem fama, onde ele tinha travado suas principais disputas com kart na Europa, Terry Fullerton, campeão mundial de kart em 1973. O inglês teve convites para avançar na carreira, mas na época as corridas de F1 eram muito perigosas, e ele preferiu manter-se como profissional do kart, papel que exerce até os dias de hoje. Segundo Fullerton, Senna só não foi campeão mundial de kart, porque seguiu carreira no automobilismo, mas seria sem dúvida o melhor piloto de todos os tempos também no kart!

 

Por: Vinicius Escarlate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s